domingo, 16 de fevereiro de 2014

Receita do Dia: Bolo de Mel e Laranja


Depois de uma semana na geladeira, finalmente essa receita vai ser postada, tava me dando agonia já, porque não conseguia nenhum tempinho pra me sentar em frente ao computador e compartilhar com vocês essa maravilha! 

Essa semana foi super agitada, acabei descobrindo na terça de tarde que quarta  ia ter uma comemoração do aniversário da minha amiga, aí acabei me comprometendo de fazer o bolo de aniversário dela, cheguei de noite em casa fui comprar os ingredientes, fazer o bolo, fazer recheio, montar o bolo com o recheio no aro, colocar para gelar, resultado fui dormir só meia noite, no dia seguinte fui dormir as quatro da manhã, na sexta aula das 7 as 17hrs, então voces podem imaginar como eu estava cansada, espero que depois de contar isso tudo, que vocês possam me perdoar por esconder por uma semana essa receita! hahhaha

No post anterior eu falei que queria fazer a famosa receita do bolo de mel do blog " Diga Maria", depois de verificar a lista de ingredientes, percebi que eu não tinha a manteiga, e como a minha preguiça me dizia que o supermercado do lado da minha casa na verdade era muito longe, acabei substituindo a manteiga por óleo de canola e azeite, e como eu achei muito exótico colocar azeite no bolo, resolvi trocar alguns ingredientes para deixar o bolo mais diferente, com isso o leite foi substituído por suco de laranja, o açúcar normal por açúcar demerara e acrescentei raspas de limão siciliano. Enquanto o bolo assava começou a exalar do forno um perfume inebriante de laranja e mel, o bolo assou maravilhosamente bem, saiu crescido e com aquela cor dourada maravilhosa, fiquei orgulhosa dele!! Depois de experimentar, só posso afirmar uma coisa, estou me tornando fã da Maria, as duas receitas dela se revelaram esplêndidas, por favor visitem o blog dela e se voces quiserem dar uma olhada na receita original do bolo o link é esse: (http://digamaria.com/2011/09/episodio-4-bolo-de-mel-sorvete-de-doce-de-leite-e-calda-de-chocolate/). Todo mundo aqui em casa adorou, o bolo praticamente acabou no dia seguinte, o que é super raro por aqui, então na primeira oportunidade, façam essa receita, é garantia de sucesso, e se alguém por algum motivo obscuro não gosta de mel(! hahah), acredito que possa ser trocado por melado, que tudo continuará na mais perfeita ordem! Vamos lá..





Receita do Bolo de Mel e Laranja

Ingredientes:

1 xícara de açúcar demerera
1/2 xícara de óleo de canola
1/2 xícara de azeite extra virgem
1 ovo grande ou 2 pequenos
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de suco de laranja espremido na hora
1 xícara de mel
raspas de 1 limão siciliano
½ colher de sobremesa de bicarbonato
½ colher de sobremesa de fermento
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de café de sal

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma de pudim (a minha forma a parte mais larga tinha 23cm de diâmetro e 7cm de altura). Separe e peneire todos os ingredientes secos. Na batedeira bata os ovos e o açúcar até que fique cremoso, acrescente o óleo e bata até ficar homogêneo, Retire a vasilha da batedeira, no resto da receita misture os ingredientes usando apenas um fouet, acrescente alternadamente os ingredientes secos e o suco de laranja, não misture muito, apenas até ficar homogêneo, por último acrescente o mel. Coloque a mistura na forma e deixe no forno por aproximadamente 50 minutos, não abra o forno antes de meia hora, o bolo deve estar dourado e o palito inserido deve sair seco. A Maria dá a dica de deixar na prateleira do forno, durante o cozimento, uma vasilha com água com o objetivo de deixar o bolo úmido, sinceramente eu esqueci dessa etapa, se vocês fizerem, me avisem se dá certo.

Um comentário:

  1. Que post lindo, Mari! Obrigada pelo carinho e pelas sugestões de substituição. Certamente experimentarei essa versão sem lactose. :)
    Grande beijo e bem-vinda sempre ao DigaMaria.

    ResponderExcluir